Polenta com molho de galinha caipira

Sabe aquela receita que marcou sua infância e foi passada de geração para geração? Para mim, a polenta com molho de galinha caipira é essa receita. Desde pequena, lembro da minha nona (vó), ao redor do fogão preparando uma bela polenta, que honra a culinária italiana com toda a família por perto esperando este prato que é de dar água na boca ficar pronto!

Além de ser extremamente deliciosa, é um prato que leva poucos ingredientes e vai encantar você! Para acompanhar este prato, aposte em uma boa salada verde e claro, que um bom queijo ralado não pode faltar!

 

 

Ingredientes

  • 800g de farinha de milho fina
  • 1 litro e 800 ml de água
  • 02 tabletes de caldo de galinha
  • Sal a gosto
  • 1 kg de galinha caipira em pedaços
  • Óleo de soja ou banha para fritar a carne de galinha
  • Sal e pimenta do reino a gosto (para o molho)
  • 01 colher de sopa generosa de colorau
  • Queijo ralado a gosto (para polvilhar no prato)

Modo de preparo

Preparando a polenta

Em uma panela grande (de preferência de ferro, para que a polenta possa criar uma casquinha perfeita), coloque 1,800 de água para ferver. Nesta água, acrescente uma colher de chá de sal e 2 tabletes de caldo de galinha. Após colocar o sal e os tabletes, misture bem para que eles possam dissolver e temperar a água.

Assim que a água estiver morna, vá acrescentando a farinha de milho fina aos poucos, enquanto acrescenta a farinha com uma das mãos, vá mexendo a farinha que já foi colocada na água fervente em movimentos circulares com o auxílio de um fouet ou colher de pau. Neste momento, é bom mexer com agilidade para que a farinha não empelote. Por isso, se puder chame alguém para te ajudar na cozinha e ir acrescentando a farinha enquanto você mexe a polenta. Continue acrescentando a farinha e mexendo a polenta até obter uma consistência bem firme. Depois deixe cozinhar em fogo baixo e mexa aos poucos. O ponto ideal é quando a polenta cria uma casquinha e começa a se soltar do fundo e das laterais da panela.

Assim que estiver pronta, com muito cuidado e de preferência com o auxílio de mais uma pessoa, vire a panela para que a polenta possa ser colocada em um recipiente de vidro.

Preparando o molho

Em uma panela, coloque óleo de soja ou banha e em seguida coloque os pedaços da galinha caipira para fritar. Tempere com sal, pimenta ou outros temperos de sua preferência.

Assim que a carne estiver frita, acrescente cebola e alho bem picadinho, mexa bem em seguida coloque o colorau. Mexa novamente e acrescente água até a cobrir a carne. Deixe cozinhar até o molho obter uma consistência cremosa e um tom laranja. Assim que ficar pronto, você pode colocar o molho por cima da polenta ou servi-lo separado. Obs: se eu fosse você, serviria separado, pois as sobras da polenta podem se transformar em polenta frita.

Ana Carolina Liebert
Receita criada por: Ana Carolina Liebert

38 Receitas

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4.8 6 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(6 votos, média 4.8)
Rendimento 5 - 6 pessoas
Duração 1h10
Dificuldade Médio